terça-feira, 7 de setembro de 2010

2ª aula - 5ª série

PERÍODOS: 1

OBS: Quando há uma escrita com aspas é a fala do professor.
********************************************************************************
1° período

Início da Unidade 1 - Os seres vivos e o ambiente

" Nessa unidade iremos aprender qual é a relação entre os seres vivos e o ambiente em que ele vive e que a Terra nos proporciona"

Exercida a leitura do capítulo 1 - O que a ecologia estuda - página 9.

OBS: Como o capítulo é muito grande, o período foi aproveitado só para a leitura do capítulo. Portanto na próxima aula irá ser feito a explicação e a aplicação de conceitos importantes do capítulo.

*******************************************************************************

Como sempre digo: comentários sempre!
Ajude a divulgar nosso blog, para que ele seja valorizado juntamente com a profissão do professor!

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

1ª aula - 5ª série

PERÍODOS: 2

OBS: Quando há uma escrita com aspas é a fala do professor.

***********************************************************************************
1° período

Chegada, feita a chamada.
Falarei a respeito de quem sou, e o conteúdo que iremos ter nesse ano letivo. Logo após será feita a entrega do livro didático.

2° período

Em respeito do conteúdo desse ano, iremos fazer uma mapa conceitual. Irei passar no quadro os itens que cada aluno vai dizendo à respeito a Terra. Todos os itens estarão no quadro pronto para os alunos fazerem o mapa conceitual. Os itens são:
- desmatamento
- extinção
- biodiversidade
- continentes
- bonito planeta
- paisagens
- efeito-estufa
- florestas
- rios
- poluição
Se o aluno preferir ele pode citar mais alguns itens para preencher o mapa conceitual.
" Hoje em dia, o Brasil está perdendo muita biodiversidade em relação das florestas e rios, pois o desmatamento, a poluição de rios e as queimadas estão prejudicando o mundo e não só o Brasil. Os animais estão sendo prejudicados por isso, pois não tem boas condições de vida em relação a isso, causando a extinção. Apesar de todos esses problemas ambientais que estão ocorrendo no mundo, o mundo oferece paisagens belíssimas, de tirar o folego. Cada cantinho do mundo há uma beleza natural a oferecer, por isso devemos preservar esses tesouros que a natureza oferece para nós."

Terminada a aula, sem tema.

OBJETIVO DA AULA:
Fazer com que os alunos entendam o que nossa Terra oferece de bom para as pessoas, mas também o que há de ruim nele, no caso os problemas ambientais, e ao término dessa aula ter a consciencia de que temos que preservar a natureza que a Terra nos oferece.


************************************************************************************
Comentem sempre!
- suas críticas
- sua opinião
Obrigado!

Apresentação

- Quem escreve esse blog?

Eu sou Monize Giovanaz, uma menina de 12 anos que faço aniversário dia 13 de abril. Sou gaúcha, apaixonada pelos pampas, que só o Rio Grande tem! Amo os outros biomas brasileiros, tanto quanto os biomas do mundo inteiro. Quero um dia poder lecionar Biologia e Ciências Biológicas, exercendo uma das mais belas profissões do mundo: o professor. É a pessoa que passa anos estudando para que um dia passe o seu conhecimento para pessoas que não tem conhecimento. Ser professor para mim é a definição de orgulho, de conhecimento e principalmente de SABEDORIA! Conviver com livros, com cadernos, com canetas, com lousa, com giz, com lápis, enfim... matérias escolares. Amo tudo isso, e principalmente o nosso Planeta, ma não abrangendo mapas, escalas... coisas relacionadas à Geografia. Gosto das coisas mais simples da vida, que a natureza nos proporciona, como por exemplo o desabrochar de uma flor, o por-do-sol, que para algumas pessoas podem ser coisas monótonas, coisas chatas! Eu acho isso um absurdo! Deus nos deu a natureza, oferecendo tudo o que precisamos, somos um organismo que é rodeado por organismos iguais ao nosso, vivemos em organismos diferentes dos nossos, uma comunidade, vivemos com meios abióticos, que tanto precisamos formando um ecossistema, e somos uma pulga compensamos o mundão que nos abriga chamado biosfera. Somos formados por sistemas, somos formados por órgãos, somos formados por tecidos, somos formados por células, somos formados por organelas, somos formados por moléculas e finalmente por átomos. Tudo isso nos proporciona a vida! Tudo isso é a vida! O nosso corpo é um mistério, que precisamos desvendar! Os animais, as plantas, bactérias, cianobactérias, bactérias, fungos, protozoários, vírus, enfim... todos os outros seres que nos rodeiam são organismos que precisam ser desvendados! A Terra com o solo, o ar, a água, o universo que abriga a Terra, tem de ser desvendado! Tudo está relacionado com tudo... essa frase explica tudo o que eu falei! Pena que ter certos corações de rocha que não percebem o mal que estão cometendo ao nosso mundão. Isso estraga tudo... pra mim...

- O que vou escrever nesse blog?

Vou escrever nesse blog planejamentos de aulas que futuramente, daqui a alguns anos vou dar, lembrando que:
CONTEÚDO: Ciências
SÉRIES: 5ª, 6ª e 7ª.
OBS: Vou me basear em livros didáticos de Fernando Gewandsznajder.

- Quais são os conteúdos de cada série?

Compreende os seguintes conteúdos:
5ª - O Planeta Terra
6ª - A Vida no Planeta
7ª - Nosso corpo

- Qual é o seu objetivo com esse blog?

É fazer uma espécie de aula virtual escrita. Quero colocar em "papel passado" minhas ideias que tenho para dar aula futuramente.

- Como irá funcionar esse blog?

Vou colocar todo conteúdo da aula, incluindo minha explicação (sobre o que eu entendo e com minhas palavas) e quantos períodos irá ser lecionado.

- São quantos períodos semanais em cada turma?

São os seguintes:
5ª - 3 períodos semanais - divididos em 2 e 1
6ª - 3 períodos semanais - divididos em 2 e 1
7ª - 4 períodos semanais - divididos em 2 e 2

- AGRADECIMENTO

Agradeço à todas as pessoas que vêem o meu blog, comentem e se tornem seguidores. Obrigado!